Destaques

Três ingredientes que beneficiam a saúde física

Os latino-americanos priorizam a saúde física e a nutrição como parte de seu bem-estar, e isso começa a se manifestar em suas demandas. A seguir, apresentamos três ingredientes que se destacam por seus benefícios funcionais e oferecem oportunidades únicas de inovação na indústria de alimentos e bebidas.

Você sabia que na América Latina a presença de benefícios à saúde é um dos principais fatores de consumo no setor?1 Conscientes do papel fundamental que a saúde física e a nutrição desempenham no seu bem-estar, cada vez mais os consumidores estão interessados ​​em incorporar ingredientes com benefícios funcionais na sua alimentação.

Até 2029, espera-se que o mercado alimentício voltado para o cuidado da saúde cresça cerca de 6,63%.

Fonte: Data Bridge Market Research (2022). Global Healthcare Nutrition Market – Industry Trends and Forecast to 2029.

Nesse sentido, os extratos botânicos apresentam uma oportunidade única para a inovação de produtos que atendam à busca dos consumidores por uma saúde física melhor. Do suporte ao sistema imunológico ao cuidado da saúde digestiva, as capacidades milenares dos botânicos provaram-se grandes aliadas para o bem-estar das pessoas. 

Além disso, em um contexto em que o natural oferece grande valor agregado e os consumidores priorizam a simplicidade e a transparência nos alimentos que consomem, não é de se estranhar que os botânicos ganhem cada vez mais adeptos.

Em relação à saúde física, alguns dos benefícios mais procurados pelos latino-americanos são o cuidado da saúde cardiovascular, o controle de peso e a incorporação de ingredientes com qualidades anti-inflamatórias. Para isso, existem três ingredientes que se destacam tanto por seus benefícios funcionais quanto pelas múltiplas oportunidades de aplicação que oferecem para a indústria. São eles: cacau, café verde e cúrcuma.

1. Cacau, para a saúde cardiovascular

No Brasil, o cacau é um desses ingredientes considerados  “de toda a vida”, ou seja, que a maioria das pessoas (71%) o consome há mais de um ano.2 Os consumidores tendem a relacioná-lo ao chocolate, que é usado para fazer pratos de confeitaria, sobremesas e bebidas. Ligado a um sabor doce e delicioso, esse alimento também é percebido como um grande aliado para a melhora da saúde cardiovascular, especialmente pelos homens.

Motivos de consumo
Os principais motivos para consumir cacau são:

71,4% Sabor
49.4% Fornece energia, força
26,8% Redução do estresse e da ansiedade
19% Melhoria do desempenho esportivo

A quais conceitos os consumidores o associam?

Quais são as formas preferidas de consumo?

A forma favorita de consumo no Brasil é com produtos lácteos, como o iogurte ou o leite (45%). Também é amplamente consumido na forma de gel ou em pó (39%) e como bebida quente (37%). Outra forma popular de consumi-lo é preparado em barras energéticas de proteínas ou cereais (37%).

2. Café verde, para a redução de peso corporal

Você sabia que 35% dos consumidores na América Latina querem emagrecer ou manter seu peso?3 No Brasil, o café verde é um dos ingredientes mais eficazes para o controle de peso de forma natural, especialmente nas mulheres, graças às suas propriedades detox e de melhora do processo digestivo.

Motivos de consumo
Os principais motivos para consumir café verde são:

47,4% Efeito detox
47,4% Perda de peso
42,1% Antioxidante
36,8% Melhora do processo digestivo

A que conceitos os consumidores o associam?

3. Cúrcuma, como anti-inflamatório

No Brasil, a cúrcuma é também um ingrediente com consumo permanente, já que 74% das pessoas a consomem regularmente há pelo menos um ano.4 Tradicionalmente utilizada na Índia por suas propriedades benéficas à saúde, hoje se destaca por seus benefícios anti-inflamatórios e de melhora do sistema imunológico.

Motivos de consumo
Os principais motivos para consumir cúrcuma são:

58,8% Anti-inflamatório
42,5% Melhora do sistema imunológico
40% Sabor
37,5% Antioxidante

A que conceitos os consumidores a associam?

Quais são as formas preferidas de consumo?

A forma mais comum de consumo da cúrcuma no Brasil é na forma natural, não processada (53%)5 e em gel ou pó (43%). Algumas pessoas a incluem em massas, pães ou biscoitos, e a erva também é usada fresca ou seca para fazer infusões.6

Como você se prepara para atender às necessidades de seus consumidores?

Fontes:
1-6 Netholodogy para Givaudan, Ingredientes funcionales, 2020.