Saborosos e indulgentes, mas também nutritivos e saudáveis. Os snacks estão sendo reinventados de acordo com as novas necessidades dos consumidores. Quais tecnologias podem ajudá-lo a superar as barreiras de sabor quando se trata de criar snacks em linha com essas demandas.
Hoje, mais do que nunca, os consumidores estão procurando opções saudáveis que os ajudem a cuidar de seu bem-estar físico e mental e que, ao mesmo tempo, sejam boas para o planeta. Os snacks não fogem à regra, e os ingredientes saudáveis não são negociáveis na hora de consumir esses pequenos petiscos.
Os snacks foram redefinidos, e hoje esse segmento tradicional encontra infinitas possibilidades ao combinar indulgência com nutrição e saúde. Mas a maioria dos consumidores (9 em cada 10) deseja mais opções salgadas, que sejam mais saborosas e nutritivas do que as que consomem atualmente. Isso cria uma oportunidade para o setor: desenvolver propostas de snacks salgados saudáveis que sejam deliciosos e atendam aos padrões de rótulo limpo.
Para melhorar a experiência de consumo dos snacks atuais, é importante trabalhar a variedade e a qualidade dos sabores, evitando sabores artificiais, e a proposta de valor, para que realmente sejam snacks que proporcionem benefícios funcionais e empolguem os consumidores ao lhes oferecer algo que gostam e faz bem ao mesmo tempo. “Hoje, os consumidores estão procurando snacks para toda a família. E, nessa busca, destacam-se aqueles que têm uma porcentagem maior de proteínas e fibras e que, ao mesmo tempo, são saborosos, explica Roberta Pavani, Gerente Regional de Produtos e Key Account Manager na Givaudan.
Tradicionalmente associados aos lanches entre as refeições principais, hoje vemos como, para muitos consumidores, eles se tornaram substitutos do café da manhã, do almoço, do lanche da tarde ou da janta. O que não muda é a demanda para que sejam plant-based, contenham ingredientes naturais e proporcionem o prazer de comer, que é tão típico dos snacks.
Como resolver esses desafios relacionados aos lanches?
O grande desafio enfrentado pelos produtores é manter o sabor, a textura e a sensação à boca alinhados com todas essas demandas. Mas, com a ajuda da tecnologia, é possível cocriar propostas que atendam aos desejos dos consumidores.
Desde o mascaramento de sabores adstringentes, amargos e metálicos das proteínas vegetais até a redução do teor de gordura sem comprometer o mouthfeel (sensação à boca), com tecnologias como PrimeLock+™,TasteSolutions® Freshness, TasteSolutions® Masking e TasteSolutions® Saltiness, a Givaudan tem soluções para ajudá-lo a criar snacks deliciosos e funcionais. Leve em consideração também que recuperar a experiência sensorial de um snack convencional ajuda a tornar aqueles com baixo teor de gordura mais atraentes. Para isso, o TasteSolutions® Richness permite que você reproduza a sensação à boca e a suculência, dois fatores fundamentais para que os consumidores adotem esse tipo de produto. E quando se trata de realçar o sabor, o Umami é um componente fundamental nas formulações salgadas. É o coração na criação do sabor, e nossa variedade de ingredientes permitirá a cocriação de uma proposta diferenciada que surpreenderá seus consumidores. Seja para curtir com os amigos durante um intervalo, para comer em trânsito ou para substituir uma refeição principal, os snacks se distanciam da dicotomia saudável versus indulgente. Eles oferecem o melhor dos dois mundos em pequenas porções, proporcionando uma experiência deliciosa e, ao mesmo tempo, contendo todo o aporte nutricional e funcional que seus consumidores esperam.
Fontes:
1. Datos internos Givaudan