Destaques

Smart Carbonation: revolucionando as bebidas gaseificadas reduzidas em açúcar

Para muitos consumidores, as bebidas gaseificadas com baixo teor de açúcar perdem as sensações próprias das bebidas full sugar. Ocorre que, com menos açúcar, há mais formação de espuma, e isso altera completamente a experiência de consumo. Na Givaudan, desenvolvemos uma tecnologia inovadora para neutralizar esse efeito, devolvendo às bebidas com menos açúcar a mesma qualidade e refrescância das regulares.

Faça o download do infográfico para acessar os insights relativos ao mercado latino-americano e conhecer os benefícios da Smart Carbonation.

Os consumidores adoram bebidas com gás devido à sensação refrescante de cada gota e às bolhas que explodem na boca a cada gole. Entretanto, essas sensações foram perdidas com a nova geração de bebidas gaseificadas com baixo teor de açúcar. Muitas pessoas deixaram de consumi-las porque não experimentam o mesmo prazer que têm ao consumir um refrigerante convencional.

Isso ocorre porque o açúcar é muito mais do que doçura. E, quando ele é reduzido ou substituído, o sabor não é a única dimensão sensorial que é afetada. No caso das bebidas carbonatadas, o açúcar funciona como um surfactante que modula a geração de espuma. Ao reduzir o açúcar em um refrigerante gaseificado e substituí-lo por adoçantes, a densidade do produto muda, modificando assim a tensão superficial. Isso faz com que a espuma seja gerada em maior quantidade e com uma estrutura diferente, mudando assim toda a experiência de consumo.

Você pode colocar isso à prova fazendo um experimento simples: sirva uma bebida gaseificada normal em um copo e uma bebida com teor reduzido de açúcar em outro. O que acontece? É provável que você tenha que servir a bebida com baixo teor de açúcar mais lentamente para que a espuma não transborde do recipiente.

Mas além da simples efervescência, as bolhas desempenham um papel crucial na percepção do sabor das bebidas com gás. De fato, na América Latina, essa conexão é particularmente forte, com 92% dos consumidores associando-as ao frescor e 62% associando-as à saciedade e a um mouthfeel (sensação à boca) agradável.

Se você quer descobrir de que forma uma carbonatação inteligente pode ajudá-lo a desenvolver bebidas deliciosas e refrescantes com baixo teor de açúcar, assista ao vídeo.

Ao reduzir o açúcar de uma bebida gaseificada e substituí-lo por adoçantes, ocorre uma alteração na espuma da superfície e, portanto, toda a experiência de consumo é modificada.

Então, quais são as consequências de se reduzir o açúcar nas bebidas carbonatadas?

  1. Perda de textura na boca e menor impacto de sabor: a redução de açúcar apresenta um desafio sensorial duplo: diminui a sensação borbulhante e refrescante na boca e reduz a intensidade do sabor e a percepção do aroma.
  2. Perda mais rápida da carbonatação: quando a densidade do produto é alterada, o dióxido de carbono pode escapar mais rapidamente em bebidas com baixo teor de açúcar. E, quando isso ocorre, manifesta-se na forma de mais espuma na superfície, afetando a percepção de frescor e efervescência pelo consumidor.
  3. Perda do efeito de mascaramento: o CO2 também mascara resíduos. Quando ele é perdido mais rapidamente em bebidas com menos açúcar, o efeito de mascaramento das notas desagradáveis pode acabar reduzido, afetando a percepção de qualidade e o sabor que os consumidores procuram em uma bebida com gás.
  4. Reduz a produtividade do setor: ao reduzir o açúcar e adicionar adoçantes, as bebidas gaseificadas geram mais espuma durante o processo de envase e o momento de servir. Como resultado, é necessário mais tempo para o enchimento nas fábricas e a produtividade do setor é reduzida.

Para responder a esses desafios, a Givaudan desenvolveu a Smart Carbonation, uma solução que permite modular a produção de espuma nas bebidas carbonatadas com baixo teor de açúcar e recuperar as sensações e a experiência de se beber uma bebida convencional, ao mesmo tempo em que ajuda a otimizar os tempos de envase e de servir.

Faça o download do infográfico para acessar os insights relativos ao mercado latino-americano e conhecer os benefícios da Smart Carbonation.