Quando a sensação na boca que um alimento ou bebida desperta não é agradável, ela é sentida instantaneamente. Agora, podemos descrever exatamente o que diferencia uma ótima sensação na boca de outra inferior? Neste artigo, aprenda como uma linguagem sensorial precisa permite descrever a sensação bucal de forma clara.
A maioria das pessoas pensa que uma comida deliciosa tem a ver apenas com um bom sabor. Entretanto, a textura e o mouthfeel são tão importantes quanto o sabor quando se trata da atratividade geral de comidas e bebidas. Pense na última vez que você comeu batatas fritas que não eram tão crocantes quanto você esperava. Você deve ter notado que elas estavam mais úmidas e com sabor menos intenso, e achou que não estavam frescas o suficiente.
A maioria dos consumidores não pensa no mouthfeel a menos que ele seja diferente do esperado. Eles têm expectativas, e quando um produto não as atende, o consumidor frequentemente deixa de consumir aquele produto.
fOOD BUSINESS nEWS
No entanto, embora as pessoas saibam diferenciar um mouthfeel de qualidade de um mouthfeel inferior, verbalizar essas experiências é um grande desafio. As percepções variam segundo a região, o produto e cada paladar. Isso porque, entre o momento em que os produtos químicos entram em contato com os receptores e o momento em que a percepção é verbalizada, muita coisa acontece em nosso cérebro.
3 razões que complicam a descrição do mouthfeel
-
Primeiro:
Em primeiro lugar, é necessário identificar a sensação.A maneira pela qual as pessoas identificam uma sensação costuma estar influenciada pela memória, as experiências passadas e crenças variadas.
-
Segunda:
O vocabulário limitado que as pessoas desenvolveram espontaneamente para descrever uma sensação é um grande obstáculo. Em geral, frases como ” tem sabor de…”, “lembra-me…”, “não é exatamente morango, mas parece…”, ou “não consigo descrever, mas me agrada” são usadas para descrever as sensações. Estas descrições mostram a falta de vocabulário que geralmente temos disponível para explicar a percepção sensorial.
-
terceiro:
O mesmo estímulo pode ser chamado de maneira diferente dependendo do indivíduo. Um sabor “verde” poderia ser referido por uma pessoa como “grama/erva recém-cortada” e “ervilha verde” por outra, dependendo do que ela evoca e desencadeia em cada cérebro.
Então, como podemos verbalizar a percepção sensorial de forma clara e precisa?
A nova linguagem sensorial universal
Nem todas as pessoas expressam cheiros, gostos e texturas da mesma maneira. Para uma comunicação eficaz a respeito do mouthfeel, é necessário estabelecer um vocabulário compartilhado no qual as pessoas sejam treinadas. Para responder a esta realidade, o Sense It® da Givaudan é uma solução que oferece uma linguagem sensorial universal para a descrição do mouthfeel de diferentes alimentos e bebidas. Esta linguagem é uma ferramenta única que permite uma descrição neutra da percepção sensorial e elimina a subjetividade da linguagem. Para desenvolver os descritores da linguagem Sense It®, quatro dimensões-chave são cobertas: holística, aromática, mouthfeel e sabor básico:

Há um total de 43 descritores disponíveis para nos referirmos ao mouthfeel. Estes termos permitem substituir a ambiguidade de frases como “lembra-me o café preto” e “parece-se com vinho tinto” por conceitos concretos como “eu percebo uma alta adstringência”. Assim, por exemplo, a sensação de cremosidade que reveste a boca no palato, na língua e nos lábios causada por produtos lácteos gordurosos e emulsões como maionese e molhos para saladas é chamada de “creamy mouthfeel” ou “oily mouthfeel” e descreve uma sensação na boca escorregadia e gordurosa associada a óleo ou gordura derretida.
Desta forma, a linguagem e a análise sensorial são uma ferramenta importante para melhorar ou desenvolver produtos que proporcionem excelentes experiências gastronômicas para nossos consumidores. Conhecer os descritores para cada produto abre a porta para a elaboração de soluções que criam momentos de indulgência e experiência sensorial completa e sem culpa.
Você quer explorar mais informações sobre o mouthfeel? Leia o seguinte artigo.