Conheça os desafios no desenvolvimento de carnes alternativas e explore as inovações tecnológicas que estão transformando o setor de proteínas alternativas.
Explore mais informações em: “The Protein Horizon: the landscape of alternative protein technologies enabling future food experiences”.
As opções plant-based não são mais uma questão de nicho. Hoje, é possível encontrar produtos derivados de proteínas alternativas em toda parte: de supermercados e mercearias a restaurantes. Essa transição para o mainstream ocorre porque cada vez mais os consumidores estão optando por alimentos que sejam bons para sua saúde e o meio ambiente.
71% dos consumidores associam comer menos carne com estar mais saudável.
FMCG Gurus: Exploring Three Key Trends When Addressing Meat Substitutes 2021
Diferentemente do passado, porém, os consumidores atuais não estão dispostos a sacrificar o sabor, a textura ou o preço, o que cria um desafio para o setor. Eles querem produtos alternativos às proteínas animais que tenham as mesmas propriedades sensoriais, mas que sejam livres das preocupações com a saúde, o meio ambiente e o bem-estar animal dos produtos de carne tradicionais.
Portanto, uma das etapas mais importantes na criação de uma proposta de carne 100% vegetal apetitosa é escolher os ingredientes e a tecnologia do processo de produção. Da extrusão à proteína cultivada e à fermentação, hoje existem soluções que estão funcionando bem, algumas com uma trajetória mais longa no mercado do que outras. Mas, nos últimos anos, os avanços tecnológicos deram vida a inovações quando se trata de proteínas alternativas, como o método Shear cell, que é interessante de se conhecer. Para fornecer uma visão geral das tecnologias atuais, suas vantagens, desvantagens e quais são as perspectivas futuras, a Givaudan fez parceria com o Departamento de Engenharia Química e Biomolecular da Universidade da California, Berkeley. Você pode fazer o download do resumo aqui.
Proteínas alternativas: rumo a uma experiência de sabor autêntica
Proporcionar o autêntico sabor, a textura e a suculência da carne em alternativas à base de plantas e, ao mesmo tempo, oferecer propostas saudáveis com baixo teor de gordura e sódio continua sendo um desafio. Além dos ingredientes e do método de produção, há outros fatores que precisam ser considerados, como mascarar notas desagradáveis, reduzir o sal e a gordura, aperfeiçoar a textura e criar um apelo visual.
Com a ajuda de especialistas em sabores e tecnologia avançada, é possível abordar essas questões e oferecer aos consumidores produtos alternativos que tenham um perfil nutricional rico e um sabor delicioso, recriando a experiência de saborear um hambúrguer ou um bife. É assim que soluções como PrimeLock+™, da Givaudan, podem ser grandes aliadas, reduzindo o teor de gordura em até 75% sem perder os atributos que tornam o produto animal apetitoso. Criar alternativas deliciosas requer conhecimento e agilidade para responder a um ambiente que evolui rapidamente. A colaboração será fundamental para resolver os desafios técnicos e garantir um futuro alimentar mais sustentável e delicioso, que esteja à altura das necessidades dos consumidores.
Explore mais informações em: “The Protein Horizon: the landscape of alternative protein technologies enabling future food experiences”.