Os consumidores latino-americanos estão se mexendo como parte de um estilo de vida mais ativo que busca o bem-estar. Neste contexto, a saúde cardiovascular, o controle do peso e o suporte anti-inflamatório estão se tornando o foco de seu interesse. Como as indústrias de alimentos, bebidas e suplementos podem acompanhar essa tendência?
Se em 2015 apenas 12% das pessoas priorizavam o tempo para si mesmas, esse percentual dobrou em 20211. Em 2022, 66% dos entrevistados pela Nielsen IQ afirmaram que seu bem-estar mental e físico continuaria a ser uma prioridade2. Olhando para 2023, tudo indica que essa tendência vai se aprofundar ainda mais. Segundo o relatório de Tendências do Consumidor da Mintel para o próximo ano, as pessoas estão saindo da pandemia ansiosas para se concentrar em si mesmas e focando em experimentar novos sabores, experiências e preferências que as alinhem com quem elas realmente querem ser. E com alimentos, bebidas e nutracêuticos podemos ajudá-las a atingir esses objetivos.
A preferência de compra por produtos com o atributo “benefícios nutricionais” cresceu 22 pontos, e com o atributo “opções saudáveis”, 17 pontos.
FONTE: NIELSENIQ, “THE 2022 STATE OF CONSUMERS”, 20 DE ENERO DE 2022.
Onde os consumidores estão concentrando sua atenção?
Acima de tudo, em uma compreensão holística de seu bem-estar, e isso inclui não apenas questões físicas mas também emocionais e mentais. As pessoas se tornaram mais receptivas à informação e conscientes de que precisam beber e comer não apenas para evitar ou tratar doenças mas para viver uma vida plena, alcançando seu potencial máximo.
A OMS define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade ou doença”.
Após a pandemia, levar uma vida ativa tornou-se uma prioridade, especialmente na América Latina, uma região muito atingida pela crise sanitária. Tanto é assim que 50% dos consumidores planejam se tornar mais ativos após a pandemia, percentual maior do que o da América do Norte (40%) e o da Europa (34%).3 Isto torna a América Latina um mercado atraente para os fabricantes de alimentos e suplementos que estejam dispostos a prestar atenção a essas tendências.
A atividade física aparece ligada à saúde não só para prevenir doenças, mas também pelo seu impacto positivo em todos os aspectos físicos, emocionais e mentais.
Cuidado com o corpo e nutrição: um mercado em expansão na América Latina
43% dos latino-americanos se tornaram mais conscientes de seu peso a partir da COVID.3
65% dos consumidores em todo o mundo planejam melhorar sua saúde cardiovascular nos próximos 12 meses.4
9% é a taxa de crescimento anual estimada para a categoria de nutrição esportiva entre 2018-2023 para a América Latina.5
57% das vendas totais no mercado de nutrição esportiva da região correspondem ao Brasil.6
Assim, assistimos a um interesse crescente dos consumidores por cuidar de sua saúde cardiovascular, manter um peso saudável e incorporar ingredientes funcionais para atenuar algumas consequências da prática esportiva, como dores e processos inflamatórios.
Como parte de uma vida ativa associada ao movimento e ao esporte, esses benefícios funcionais são atrativos não apenas para atletas de alto rendimento, mas para todas as pessoas que possuem uma rotina de exercícios e que buscam complementá-la com uma boa alimentação.
O controle de peso e a saúde cardiovascular estão entre os benefícios funcionais mais relevantes para os consumidores.
Fontes: Synthesio para Givaudan, Social Listening, Argentina, México, Colômbia e Brasil, 2021 e 2022.
Nesse sentido, os extratos botânicos têm muito a oferecer para potencializar o bem-estar das pessoas. Por sua origem natural, eles conquistam os consumidores, e suas capacidades milenares os tornam grandes aliados para melhorar a saúde de forma integral.
Quando se trata de cuidado com o corpo, existem três ingredientes funcionais que se destacam e oferecem múltiplas aplicações na indústria: de bebidas prontas para beber, snacks, suplementos, a iogurtes e alternativas lácteas, entre outros.
3 ingredientes para a categoría de physical health:
- Cacau, para a saúde cardiovascular.
- Café verde, para a perda de peso.
- Cúrcuma, como anti-inflamatório.
Os consumidores atuais querem se sentir bem no presente, porém também construir um futuro mais saudável no qual os alimentos atuem como medicina preventiva. A partir da indústria, podemos dar-lhes uma resposta. O que você está esperando?
* Este documento se destina a promover ingredientes para os fabricantes de alimentos e bebidas. Não tem por objetivo informar os consumidores finais. Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar e/ou prevenir doenças. A informação fornecida, assim como sua utilização, deve ser verificada de acordo com as regulamentações locais aplicáveis.
Fuentes
1. Euromonitor International, “Las 10 principales tendencias globales de consumo para 2022”, enero 2022.
2. NielsenIQ, “The 2022 state of consumers”, 20 de enero de 2022.
3. FMCG Gurus, Weight Management Strategies – Addressing Obesity – Global Report 2021, May 2021.
4. FMCG Gurus, Ten Center Stage Ingredients, 2021.
5-6. Euromonitor, Sports Nutrition in Latin America Demographics, January 2021.