Inovação e Tendências

Que expectativas os consumidores têm de produtos lácteos alternativos?

As alternativas lácteas, obtidas a partir de leguminosas, cereais, frutas, sementes e grãos, ganham espaço nas gôndolas e apresentam grande potencial de mercado. Mas como garantir a criação de um produto que atenda às demandas dos consumidores e que eles optem por comprá-lo novamente?

Se até poucos anos atrás os produtos lácteos alternativos ocupavam algumas prateleiras nas lojas, hoje, vemos uma explosão de opções. De queijos a sorvetes, passando pelos iogurtes e o leite, novas opções plant based surgem a cada dia e esta é uma ótima notícia para todos aqueles consumidores que, seja por motivos de saúde ou por mudança dos hábitos alimentares, optam por não consumir produtos lácteos de origem animal. A pandemia também deu a esta tendência uma mudança bastante robusta. De fato, em 2020, houve um aumento de 476% nas vendas de leite de aveia1.

Agora, navegar na complexidade do cenário dos produtos lácteos alternativos é um desafio: Como saber o que os consumidores esperam? Quais são suas preferências? Como lançar produtos que os consumidores desejam comprar? À medida que as opções de produtos lácteos de origem vegetal se multiplicam nas diferentes categorias, passou a ser essencial conhecer os drivers de compra.

As expectativas do consumidor variam dependendo da ocasião e dos ingredientes, mas há duas constantes que são observadas. Por um lado, querem encontrar o sabor e o perfil nutricional dos produtos lácteos nas propostas alternativas. Por outro, querem experimentar a naturalidade e saudabilidade dos ingredientes de origem vegetal.

Portanto, ao desenvolver propostas, deve-se levar em consideração estes dois fatores:

Infusiónes

Sabemos que o sabor, o preenchimento na boca e a entrega nutrição continuam sendo um desafio para a aceitação de produtos lácteos de origem vegetal e para que os consumidores voltem a comprar um determinado produto. Mas, levando em consideração essas questões, a verdade é que as marcas têm uma grande oportunidade pela frente de trazer opções inovadoras. As pessoas não só querem se alimentar melhor e cuidar do planeta, mas também demandam mais informações sobre novos produtos e até receitas que lhes permitam incluir esses produtos forma mais harmoniosa em suas vidas. Porque não se trata apenas de serem saudáveis: os alimentos de origem vegetal proporcionam experiências deliciosas de uma maneira totalmente nova. Graças à tecnologia, as proteínas vegetais podem ser apresentadas ao consumidor de inúmeras formas, desde bebidas, produtos fermentados e sobremesas.

E a grande inovação está nos sabores e texturas que são alcançados pela combinação de notas e ingredientes. Falta agora conhecer e entender como atender as expectativas em termos de sabor e aceitação do produto de acordo com as preferências dos consumidores.

Fonte:
1. Dados Internos Givaudan