Natural e Saudável

Torne suas inovações coloridas com soluções naturais

Na era da imagem, onde tudo entra pelos olhos, é preciso pensar no apelo visual de um alimento ou bebida. E conforme a demanda por rótulos limpos cresce, os corantes naturais são a resposta para continuar inovando e trazendo cor para novas categorias de produtos.

O fato de o alimento entrar pelos olhos não é novidade. Um tom apagado, não muito vibrante, desmotiva qualquer um. Por outro lado, quanto mais apetitoso parece, mais nos atrai e nos convida a experimentá-lo. Portanto, o uso de corantes é um elemento chave na indústria alimentícia: a cor de um alimento não só aumenta seu apelo visual, mas também está ligada ao seu frescor e sabor, determinando assim as expectativas do consumidor com relação a um produto.

Em muitos casos, os corantes ajudam a realçar a cor original, adicionar cor a alimentos que de outra forma seriam incolores, compensar as variações de cor em um alimento e ajudar a identificar certos sabores, ingredientes ou propriedades. Por exemplo, laranja com alimentos ricos em betacaroteno ou amarelo com o sabor de limão. Resumindo, na escolha de um alimento ou bebida, a cor desempenha um papel preponderante e influencia tanto a percepção quanto a decisão de compra.

Mas, nos últimos anos, a demanda por produtos mais naturais, à base de plantas e sem aditivos artificiais, colocou os corantes sintéticos de lado. Diante de um consumidor mais ciente do impacto dos alimentos em sua saúde e diante de novas regulamentações governamentais que impõem restrições, é hora de repensar o tipo de corante que usamos em nossos produtos.

62% dos consumidores em todo o mundo tentam evitar corantes artificiais.1

E enquanto a demanda por rótulos limpos aumentam, os corantes naturais surgem como uma alternativa para atender aos novos interesses dos consumidores.

O que são corantes naturais? São pigmentos extraídos de uma fonte natural tais como verduras, frutas, minerais e plantas, entre outros. Quando adicionados a um alimento ou bebida, eles conferem uma cor natural vibrante. Na natureza existem centenas de recursos que nos permitem obter corantes naturais, e ao mesmo tempo proporcionam benefícios funcionais para a saúde. Por exemplo, uma das mais famosas é a espirulina, uma alga verde-azulada, também rica em proteínas, muito utilizada no segmento de bebidas esportivas. Para os tons amarelos, o açafrão é um grande aliado, também famoso por suas propriedades anti-inflamatórias, enquanto para os tons vermelhos, a páprica não só fornece sua cor, mas também antioxidantes, que ajudam a prevenir certos tipos de doenças. E a lista continua…

Cada vez mais os consumidores procuram aproveitar ao máximo cada situação e almejam uma alimentação funcional, combinando ingredientes, sabores, texturas, corantes e benefícios que os ajudem a melhorar sua saúde e bem-estar emocional. Aventureiros, eles estão abertos para explorar novas experiências e fazer do hibridismo “o novo preto”. Na era da imagem, os corantes naturais podem ajudar a criar alimentos e bebidas atraentes, que atraiam esses novos consumidores que querem se surpreender com propostas inovadoras. Vá em frente e experimente corantes naturais em novas categorias de produtos.

* Este documento tem como objetivo promover ingredientes para os fabricantes de alimentos e bebidas e não é para comunicação com os consumidores finais. Esses produtos não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. As informações fornecidas e seus usos devem ser verificados com a agência reguladora responsável no país.

Fontes
1. Future Marketing Insights, Natural Food Colours Market: Global Industry Analysis 2013-2017 and Opportunity Assessment 2018-2028.