Uma série de fatores, como maior preocupação com a saúde, boa alimentação, segurança alimentar e sustentabilidade, juntamente com novas regulamentações governamentais, estão levando a mudanças no processamento de alimentos e bebidas. Assim, a tendência dos ingredientes naturais veio para ficar e os corantes não escapam dela. Quer substituir os tons de caramelo de seus produtos por alternativas naturais? Neste artigo, explicaremos como fazer.
Cereais, biscoitos, chás, cafés, refrigerantes, sopas e molhos. Até comida para animais de estimação. E, claro, misturas de panificação. Existem centenas de produtos em vários tons de marrom. Do mais claro ao mais escuro, é uma das cores mais utilizadas na indústria de alimentos e bebidas.
Tradicionalmente, as diferentes cores caramelo (E150 a-d) eram a escolha preferida para os tons de marrom. No entanto, nos últimos quatro anos, o caramelo, especialmente E150 C e E150 D, incluindo seus subprodutos 4-MEI (4-metilimidazol), tem sido alvo de muita atenção da mídia e da opinião pública.
Assim, enquanto os consumidores preferem cada vez mais opções naturais, a substituição dos corantes artificiais se torna imprescindível. De fato, os estudos indicam que aproximadamente 51% da população mundial estão preocupados com a presença de corante caramelo em suas comidas e bebidas diárias1. Diante desse cenário e da polêmica em torno de alguns órgãos reguladores, já existem várias marcas de alimentos e bebidas que estão optando de forma proativa pela substituição do corante caramelo por uma opção alternativa.
À medida que a tendência dos rótulos limpos se firma, será cada vez mais necessário encontrar substitutos naturais para a fabricação de alimentos e bebidas.
As fontes vegetais podem ser um grande aliado quando se trata de fornecer o tom marrom desejado sem a necessidade de recorrer a corantes sintéticos. Por exemplo, se estiver procurando substituir o caramelo classe IV (E 150d) nos produtos lácteos, as soluções à base de malte ou açúcar queimado podem ser uma abordagem interessante para tons de marrom mais escuros, e o suco de maçã uma opção para tons de marrom mais claros. São também soluções para o mercado de cerveja e panificação, onde a cor é um elemento característico do produto.
Conforme a tendência do rótulo limpo se firma, ela se tornará cada vez mais necessária encontrar substitutos naturais para o processamento de alimentos e bebidas. Enquanto as pesquisas continuam avançando e encontramos novas soluções para diferentes categorias de produtos, você pode começar hoje a substituir os tons de marrom por alternativas naturais e, assim, acompanhar as últimas demandas de seus consumidores.
* Este documento tem como objetivo promover ingredientes para os fabricantes de alimentos e bebidas. Não se destina a informar os consumidores finais. Este produto não tem por objetivo diagnosticar, tratar, curar e/ou prevenir doenças. As informações fornecidas, bem como a sua utilização, devem ser verificadas de acordo com os regulamentos locais correspondentes.
Fontes
1 Dados internos da Givaudan
FMCG, Natural Food Colours Market-Global Industry Analysis, 2018-2028.
Mintel, Eat With Your Eyes’ progresses beyond novelty color, 2020.
MIntel, Food colours can thrive in the Eat With Your Eyes era, 2019.
Innova, Food Color Trends, Latin America, 2018.