Devido a sua ligação com o bem-estar holístico do corpo a saúde digestiva é um foco de atenção para os consumidores que já levam em consideração este benefício funcional nas suas escolhas de alimentos e bebidas.
“Todas as doenças começam no intestino”, afirmou Hipócrates há mais de 2000 anos, e seus ensinamentos ecoam até os dias atuais, quando evidências científicas avançam e parecem apoiar o médico grego. Nos últimos anos, vários estudos demostraram que uma microbiota intestinal desequilibrada, também chamada de disbiose, pode levar a problemas de saúde.
Assim, os consumidores estão prestando mais atenção ao seu microbioma intestinal, a esse conjunto de bactérias que povoam o intestino e que têm tanto impacto no bom funcionamento não só da saúde digestiva, mas também do sistema imunológico, do sistema nervoso, da pele e muito mais.
Essa crescente compreensão do consumidor sobre o microbioma e sua importância para alcançar seus objetivos de melhorar sua saúde e bem-estar está se tornando um fator crítico de compra quando se trata de alimentos, bebidas e suplementos.
A saúde digestiva sempre foi um benefício buscado pelo consumidor latino-americano, inclusive antes da pandemia. Mas no ano passado ele ganhou um novo impulso quando sua relação com a imunidade ficou conhecida. Tanto que “Gut Glory” foi uma das tendências destacadas pela Innova Market Insights para 2022 devido ao seu potencial de mudar as regras do jogo sobre como os consumidores abordam sua saúde. De prebióticos e probióticos a alimentos fermentados, 17% dos consumidores declaram ter aumentado sua ingestão de bactérias benéficas.
O microbioma pode ser moldado por meio da alimentação, privilegiando-se vitaminas, minerais, proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos. E além disso, incorporando-se bioativos funcionais como prebióticos, probióticos, pós-bióticos, simbióticos e bióticos botânicos.
Os extratos botânicos, os nutrientes e outros ingredientes bioativos, como probióticos, prebióticos, postbióticos e bióticos botânicos são grandes aliados para melhorar a saúde digestiva e imunológica. Com quais soluções você conta na hora de trazer seus consumidores mais perto de você?
- Fibra de aveia como prebiótico.
- Polifenóis que regulam a microbiota com foco em reduzir inflamações.
- Gengibre, que melhora a função digestiva
- Cúrcuma, funcional em respostas inflamatórias
- Acerola, seu alto teor de vitamina C favorece uma resposta da microbiota responsável por melhorar o sistema imunológico.
- Hibisco e cranberry, por suas propriedades antibacterianas.
- Ginseng, aumenta a produção de metabólitos e vitaminas que agem para melhorar a saúde mental.
Na hora de levar as propostas para o consumidor, não podemos perder de vista outras tendências que continuam em alta: ingredientes naturais de origem vegetal, rótulos limpos, soluções de origem sustentável e benefícios funcionais combinados.
Este documento destina-se a promover ingredientes para fabricantes de alimentos e bebidas. Não tem como objetivo informar os consumidores finais. Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar e/ou prevenir doenças. As informações fornecidas, bem como seu uso, devem ser verificados de acordo com os regulamentos locais correspondentes.
Por propriedade funcional entende-se aquela relacionada ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou o componente bioativo tem no crescimento, no desenvolvimento, na manutenção e em outras funções normais do organismo humano.