Da alimentação como estilo de vida às últimas descobertas que ligam a saúde digestiva ao bom funcionamento geral do corpo, as exigências do consumidor têm mudado quando se trata de nutrição consciente. Sua marca está acompanhando esta evolução?
Não é novidade que os consumidores encontram na alimentação uma aliada fundamental para promover o seu bem-estar. Mas o conceito de nutrição saudável evoluiu nos últimos 10 anos e seguirá evoluindo no futuro próximo.
No início dessa tendência, percebíamos um novo mindset nos consumidores, que estavam então começando a fazer da alimentação um estilo de vida. Com o tempo, eles foram expandindo seus conhecimentos e aprendendo quais nutrientes poderiam melhorar sua saúde. Isso abriu as portas para a experimentação e as pessoas se abriram a novas sensações e ingredientes naturais.
Em 2020 a pandemia evidenciou o quanto o que comemos influencia nossa saúde e como a desnutrição é um fator de risco. Essa constatação despertou uma visão mais holística e a importância de cuidarmos de nós mesmos como um “todo”. A necessidade de fortalecer a imunidade, relaxar e recuperar energias motivou a busca por ingredientes naturais que ajudassem a cumprir esses objetivos.
Nos últimos dois anos, conforme o mundo caminha para o pós-pandemia, novas necessidades surgiram. Cansados e estressados por tudo o que passamos, alimentar a mente se tornou uma prioridade, da mesma forma que a saúde digestiva. Os avanços científicos mais recentes estão mostrando o quanto o microbioma intestinal influencia o bom funcionamento físico, emocional e mental e as pessoas estão escolhendo seus alimentos e bebidas sob esse novo paradigma.
De fato, de acordo com um social listening que realizamos, a saúde digestiva está entre os 5 benefícios mais procurados pelos consumidores. Entre essas prioridades estão também um coração saudável, um bom funcionamento do cérebro e o aumento dos níveis de energia – aspectos da saúde que mantêm uma relação íntima com a saúde digestiva e são cruciais para o bem-estar geral das pessoas1.
Por que os consumidores estão colocando o foco na saúde digestiva?
Clique em cada imagem para descobrir:
O futuro: testes, sincronicidade e experiências multissensoriais
Nos próximos anos, os consumidores exigirão mais alimentos e bebidas, em diferentes categorias, com formulações inovadoras que ofereçam os benefícios funcionais que eles desejam.
A seguir, apresentamos três fatores-chave que moldarão o panorama futuro e o ajudarão a desenvolver propostas que atendam às novas demandas:
- Demonstrar que os ingredientes funcionais funcionam. Os produtos com ingredientes funcionais que estejam respaldados por investigações científicas inspirarão confiança e se tornarão líderes de mercado.
- Sincronia com tecnologia inteligente e personalizada. Consumidores e entidades de saúde pública usarão a tecnologia para registrar, validar e incentivar uma alimentação saudável.
- Criar uma experiência imersiva e emocionalmente envolvente. Os fabricantes de alimentos e bebidas precisarão trabalhar com outras marcas e categorias de bens de consumo massivo para criar experiências multissensoriais imersivas projetadas para entreter, educar ou relaxar os consumidores.
FONTES:
1. Synthesio, Social Listening, Argentina, México, Colombia y Brasil, marzo 2021.