A água funcional está se fortalecendo no mercado de bebidas não alcoólicas devido à busca dos consumidores por opções saudáveis para se manterem hidratados. Três fatores que impulsionam um novo conceito de hidratação.
Todos nós já ouvimos ou nos foi recomendado beber cerca de 8 copos de água por dia para nos mantermos hidratados e saudáveis. Levante a mão quem fez isso! A realidade é que essa é uma meta fácil de lembrar, mas difícil de cumprir. E a mesma coisa acontece com os nossos consumidores.
A água é essencial em nossa vida. De fato, é o principal componente químico do corpo e representa entre 50% e 70% do nosso peso corporal. E embora a maioria de nós saiba de tudo isso, beber água pode ser entediante. Por isso, cada vez mais, consumidores em todo o mundo estão se voltando para as águas funcionais, que não apenas têm um ótimo sabor, ingredientes naturais e capacidade de hidratação, mas, além disso, fornecem benefícios adicionais para a saúde e o bem-estar.
Considere, por exemplo, uma bebida pronta para beber à base de água e chá verde, acrescida de eletrólitos: todo o poder de hidratação da água combina perfeitamente com um dos ingredientes naturais mais procurados como fonte de energia e com os eletrólitos, que ajudam a restaurar o corpo após a perda de líquidos.
Nesse sentido, as combinações que podemos oferecer aos nossos consumidores são quase infinitas. Não só pelos ingredientes e sabores, mas também pelo benefício que eles podem entregar de acordo com as necessidades que tenham. Não será igual uma bebida para um atleta de alto rendimento e para alguém que deseja se hidratar depois de um longa viagem ou após passar muitas horas em um ambiente seco. As águas adicionadas de sais, minerais e vitaminas são uma ótima opção para projetar alternativas personalizadas para um consumidor que privilegia a saúde e o bem-estar.
A água funcional é uma das maiores tendências de bebidas não alcóolicas atualmente. Os nutrientes adicionados fornecem benefícios funcionais tanto para a saúde como para o cuidado pessoal.
Manter-se hidratado: como a tendência está se apresentando
As tendências em hidratação se alinham às novas preocupações e necessidades dos consumidores. E embora as causas sejam múltiplas, principalmente como resultado da pandemia do COVID-19, percebe-se que as pessoas têm focado em questões como cuidado com o meio ambiente, experiências positivas de consumo e boa saúde de um ponto de vista holístico e de longo prazo.
Além da reconsideração que muitas pessoas fizeram sobre o que comem e bebem após a crise sanitária, podemos identificar três motivadores principais do novo conceito de hidratação:
- Redução do consumo de açúcar: os consumidores estão cada vez mais conscientes de que uma ingestão excessiva de açúcar afeta seu bem-estar, razão pela qual estão trocando os refrigerantes por versões mais leves, como águas com gás, águas com sabor, águas funcionais, e sucos de frutas.
- Entusiasmo pela atividade física: Quem se exercita regularmente também espera mudanças da indústria com base em suas demandas. Essas pessoas buscam não apenas repor a água que perdem ao se exercitar, mas também os sais minerais e as vitaminas.
- Benefícios adicionais: são principalmente os millennials os impulsionadores da expansão das bebidas funcionais, dado que buscam outras utilidades, como imunidade, relaxamento e bem-estar integral. Na verdade, espera-se que o consumo de álcool entre os jovens continue diminuindo.

Assim, a busca por ingredientes naturais e produtos ricos em proteínas tornaram-se um verdadeiro modo de vida para muitos consumidores. Por isso, o mercado mundial de bebidas energéticas e funcionais continuará crescendo, com destaque especial nos Estados Unidos, Japão e China, e a partir daí se expandirá para outras regiões, como a América Latina.
“Nesses países já se evidencia uma demanda crescente por produtos como a kombucha, as bebidas à base de cúrcuma, as infusões de ervas, os adoçantes naturais, os seltzers probióticos e as bebidas que fornecem vitaminas e minerais; muitas delas bebidas tradicionais dessas regiões, e que, aos poucos, vão ganhando popularidade a nível mundial”, explica Odin Monsivais, Regional Product Manager na Givaudan.
Seguindo essas tendências e aliadas a novos ingredientes versáteis que conseguem combinar naturalidade, benefícios para o corpo e a mente, bem como sabores agradáveis e refrescantes, as marcas têm a grande oportunidade de oferecer produtos inovadores aos consumidores.
Este documento tem como objetivo promover ingredientes para os fabricantes de alimentos e bebidas e não é para comunicação com os consumidores finais. Esses produtos não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. As informações fornecidas e seus usos devem ser verificados com a agência reguladora responsável no país.