Clique aqui para acessar estudo completo
Nos últimos anos, a América Latina tem testemunhado um crescente interesse em suplementos alimentares que promovem saúde mental e fornecem um impulso de energia. Uma pesquisa realizada pela Givaudan com mais de 2.000 participantes na América Latina em 2023 lança luz sobre as preferências e necessidades dos consumidores da região em relação a esses suplementos.
Os consumidores latino-americanos estão cada vez mais preocupados com sua saúde e bem-estar, principalmente se tratando de saúde mental, ter mais energia e disposição para o dia a dia e estar mais relaxado. Segundo a pesquisa, a energia está mais associada a benefícios que impactam diretamente no desempenho cognitivo e na saúde física. A saúde mental está associada a diversos motivos e benefícios, como melhora cognitiva, concentração e relaxamento, entre outros.
Mais de 80% dos consumidores na América Latina utilizam suplementos nas primeiras horas do dia e quase metade os ingere com alimentos e 4 em cada 10 quando fazem exercícios ou quando precisam de energia. Esses padrões de consumo refletem a busca por benefícios que impactam diretamente nas funções físicas e mentais durante o dia. Os consumidores buscam principalmente por produtos que contenham vitaminas, proteínas, que sejam sem açúcar e com baixo teor de gordura.
Suplementos para energia e saúde mental: ingredientes em destaque
Para aqueles que buscam energia e disposição para as atividades diárias, a pesquisa revelou que ingredientes como café, mate, guaraná e açaí são os mais procurados. Esses ingredientes naturais oferecem uma solução sustentável para manter um alto nível de energia, especialmente durante as manhãs agitadas ou durante o dia.
Para aqueles que buscam relaxamento, melhora do humor e redução do estresse, a pesquisa destacou o extrato de cidreira como um ingrediente principal. Outros ingredientes, como camomila, passiflora e valeriana, também são procurados por suas propriedades relaxantes. Esses suplementos são uma escolha sábia para quem deseja equilibrar as demandas diárias com momentos de tranquilidade.
A pesquisa da Givaudan também destacou a crescente relevância dos nootrópicos e adaptógenos na América Latina. Os nootrópicos são substâncias capazes de amplificar habilidades cognitivas, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Mesmo que apenas 3 em cada 10 consumidores conheçam o significado desses termos, 8 em cada 10 conseguem defini-los intuitivamente.
O ingrediente ginseng foi identificado como o principal nootrópico, enquanto ashwagandha também ganhou destaque. Esses suplementos são ideais para quem busca melhorar cognição, concentração e foco mental.
Maior demanda por energia no Brasil e na Colômbia
O estudo mostrou que a maioria dos consumidores de suplementos na América Latina busca o benefício da energia e foca isso em resultados que se refletem diretamente nas funções físicas, e o país com maior percentual é o Brasil, seguido pela Colômbia. Neste grupo, o percentual de homens aumenta proporcionalmente em relação à população total. A proporção dos grupos geracionais seguintes também aumenta (Late Millennials, Geração X e Baby Boomers), sendo que o consumo ocorre principalmente durante a manhã ou entre meio-dia e à tarde. A busca por esse benefício apresenta associações de ingredientes com formatos mais específicos e muitas opções de aromatizantes, tendo como os ingredientes mais representativos o guaraná e a cafeína.
Benefícios associados à saúde mental
A pesquisa identificou diversos benefícios procurados pelos consumidores em relação à saúde mental, que incluem a melhora cognitiva, concentração, foco mental, relaxamento e melhorias no sono. Notavelmente, 40% da população total e 60% daqueles que procuram saúde mental buscam uma melhoria cognitiva, destacando a importância da função cerebral na saúde mental.
A pesquisa realizada pela Givaudan na América Latina destaca a crescente demanda por suplementos alimentares que promovem a saúde mental e fornecem energia. Os consumidores estão se tornando mais conscientes de como esses suplementos podem melhorar sua qualidade de vida, e estão buscando ingredientes naturais e eficazes para atender a essas necessidades.
Clique aqui para acessar estudo completo
*Este documento tem como objetivo promover ingredientes para fabricantes de alimentos e bebidas. Não se destina a informar os consumidores finais. Este produto não se destina a diagnosticar, tratar, curar e/ou prevenir doenças. As informações fornecidas, bem como a sua utilização, devem ser verificadas de acordo com os regulamentos locais correspondentes.