Destaques

Os entusiastas do fitness impulsionam o segmento de nutrição esportiva.

O mercado de suplementos apresenta grandes oportunidades, com novos consumidores fazendo da atividade física e da boa nutrição um estilo de vida. Conheça os últimos insights da pesquisa realizada pela Givaudan no Brasil.

Já não são apenas atletas profissionais e de alto rendimento que consomem suplementos para aumentar a performance. Hoje, essa é uma opção que passou do nicho para o mainstream à medida que mais pessoas se dedicam à atividade física como parte de um estilo de vida mais saudável. Na verdade, de acordo com um relatório da Research and Markets, espera-se que o mercado mundial de nutrição esportiva atinja US$ 34,5 bilhões até 2028 e se expanda a uma taxa anual de 10,9%.

Para entender melhor as necessidades deste segmento, conduzimos pesquisas no Brasil. Desta forma, conseguimos mapear os diferentes perfis de consumidores que existem de acordo com o consumo de suplementos e a ligação com a atividade física, seus objetivos e as oportunidades que se apresentam para o segmento de produtos de nutrição desportiva.

De acordo com a intensidade do exercício semanal, detectamos 5 tipos de consumidores e analisamos seus hábitos alimentares e nutricionais. Explore as características de cada um:

Para além das particularidades de cada grupo, o certo é que todos eles consomem suplementos como parte de seu estilo de vida. Os benefícios que mais buscam? Energia e melhoria do desempenho físico e da resistência. E quando se trata de ingredientes, sabemos que os consumidores preferem aqueles que lhes são familiares e de origem natural. Nesse sentido, cafeína, colágeno e guaraná em pó são os mais percebidos por este segmento.

Em relação aos hábitos de compra, a funcionalidade aparece como um dos principais drivers, seguida por preço, baixo teor de açúcar, quantidade de proteína e sabor, entre outros.

Top 3 sabores preferidos

Em relação aos momentos preferidos de consumo, os multivitamínicos costumam acompanhar o café da manhã, enquanto as barras de proteína e outros lanches saudáveis ​​são uma opção habitual de lanche pós-almoço. Suplementos em pó, por outro lado, geralmente são consumidos depois do exercício.

Então, quais oportunidades a categoria de suplementos apresenta? Aqui estão alguns insights finais para você considerar:

  • O segmento dos entusiastas continuará crescendo, assim como aqueles que fazem do exercício e da nutrição um estilo de vida (lifestylers), o que expande o universo para além dos atletas de alto desempenho e profissionais.
  • Os sabores frutados/refrescantes (como açaí e banana ou açaí e guaraná) juntamente com os cremosos (creme de avelã) aparecem como os principais ingredientes de um suplemento ideal e ainda são pouco explorado pelos produtos existentes no mercado.
  • O cereal matinal, com +50% de interesse, é uma ótima ideia a ser explorada.
  • Embora os consumidores não tenham selecionado o benefício “relaxar” como um dos mais importantes, quando questionados sobre o conceito, 75% afirmaram que comprariam um produto com este benefício.

Fonte
Givaudan- Mindminers, Sports nutrition, Brazil, 500 interviews, November 2021.