A bebida alcóolica que vem ganhando espaço e notoriedade, principalmente, entre os consumidores que buscam opções de baixa caloria, com um toque de sabor e “bubbles” (gás) proporcionando uma experiência diferenciada.
Água com gás, baixo teor alcoólico e um sabor refrescante: a combinação desses três componentes está revolucionando o mercado, tornando a hard seltzer a nova estrela do mercado de bebidas alcoólicas. Por ser uma bebida leve, com baixo teor calórico e sem conservante ou sabor artificial, despertou a atenção do público adepto a um estilo de vida mais saudável e ao mesmo tempo aberto as inovações.
Nos EUA o número de consumidores aumentou 73% entre a primavera e o outono de 2019, o equivalente a cerca de 7,5 milhões de pessoas.
dados da consultoria Nielsen
As hard seltzers começaram a aparecer em 2013, quando uma cervejaria norte-americana lançou seu primeiro produto no mercado. Desde então, a categoria teve um crescimento expressivo e se consolidou como forte tendência, não somente nos Estados Unidos, como também na Europa e na América Latina. Jornais de destaque como The New York Times e Washington Post batizaram o verão de 2019 no hemisfério norte como “o verão das hard seltzers”. Os números reforçam o boom desta nova categoria, segundo dados da consultoria Nielsen, que apontam que nos EUA, o número de consumidores aumentou 73% entre a primavera e o outono de 2019, o equivalente a cerca de 7,5 milhões de pessoas. O consumo em casa, impulsionado pela pandemia e isolamento, fortaleceu ainda mais este segmento no último ano.
Alguns fatores foram responsáveis para que as Seltzers tivessem um crescimento tão potente. O conceito da indulgencia permitida, em tempos em que tudo é restrição, torna-se atrativo para o consumidor mais consciente que busca uma opção mais saudável, e pode encontrar na fórmula do hard selzter uma alternativa ideal para uma bebida com sabor leve, refrescante e com menos calorias.
Os millennials, a geração eclética em termos de hábitos de consumo, são os principais adeptos deste tipo de bebida, atraídos pela sua versatilidade e pela possibilidade de experimentarem diferentes sabores (de frutas à vegetais, como pepino ou botânicos, entre outros), com um toque de gás que surpreendem e completam a experiência. Em uma embalagem prática e conveniente, a lata reforça à tendência de consumo “on the go”, tornando as hard seltzers populares. Alinhado as tendências atuais de embalagens clean label, traduzidas como a busca pelos rótulos limpos, com fundo branco e desenhos marcantes, em uma linguagem simples que chamam a atenção e despertam o interesse dos consumidores.
Ser ou não ser hard seltzer Embora existam diretrizes e algum consenso em torno do que é uma hard seltzer, não se trata de uma categoria com regras estritamente definidas: as propostas dependem das particularidades de cada mercado, perfil e gostos, além dos níveis de dulçor preferidos pelos consumidores das diferentes regiões.

Entre as características mais comuns das hard seltzer estão: bebida gaseificada, alcoólica, com baixo teor calórico e, em geral, incolor ou com cores claras / transparentes. Do ponto de vista mais tradicional, seu sabor mescla opções de frutas, vegetais e botânicos, embora também seja possível encontrar combinações mais disruptivas que mesclam uma base alcoólica específica, como vodca, tequila, rum, entre outros.
O crescimento das hard seltzers apresenta uma oportunidade e uma aposta no mercado: os consumidores estão ansiosos para experimentar novidades, e buscam opções que tragam na equação um produto que explore a indulgência perdida, uma escolha consciente atrelado a uma experiência positiva e com muito sabor.