Inovação e Tendências

É a hora do chá: um segmento que cresce com aumento da busca por ingredientes funcionais

As clássicas bebidas funcionais, como o chá, com a tendência dos ingredientes botânicos, em um mundo onde os consumidores buscam proteger sua saúde física e mental.

Os consumidores adoram chá. Descoberto na China há vários milênios, se espalhou e se popularizou em todo o mundo. Da tradicional cerimônia japonesa ao “time tea” inglês, o chá faz parte do patrimônio cultural da humanidade. Na América Latina, o Tererê, por exemplo, foi declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO em 2020. É uma infusão muito famosa no Paraguai e no nordeste da Argentina, feita com folhas de erva-mate e muito gelo.

As suas propriedades de nos ajudarem a sentir-nos melhor, seja física, mental ou emocionalmente, é o que torna o chá uma bebida tão versátil eacompanha as pessoas em diferentes ocasiões de consumo: uma xícara de chá quente nos conforta em um dia frio e um copo de chá gelado nos refresca em uma tarde de verão.

No novo normal, as infusões tipo chá encontram um terreno propício para inovar e capturar a crescente demanda do consumidor por bebidas funcionais que contribuem para sua saúde e bem-estar. Às suas propriedades intrínsecas, já famosas por sua capacidade curativa há séculos, soma-se agora ao poder de outros ingredientes, como probióticos, antioxidantes e vitaminas. “Os chás em formato de bebidas prontas para consumir, destinados a demandas específicas de consumidores, serão os grandes emergentes neste segmento de mercado”, prevê Sebastián Silva, Latam Consumer Insights Manager da Givaudan.

O que está vindo

A COVID acelerou a tendência para o bem-estar holístico. Além das preocupações com a saúde física durante esse período, a pandemia fez com que os consumidores se concentrassem na saúde mental e emocional. Em 2020, alguns dos benefícios funcionais mais procurados foram fortalecer o sistema imunológico, relaxar e controlar o estrese, e ganhar energia. “Este ano, vemos um aumento no interesse por ingredientes funcionais que ajudam na desintoxicação e na digestão. Hoje os consumidores têm uma compreensão maior da importância da purificação do corpo como forma de proteção e isso começa a ser percebido em suas demandas”, acrescenta Sebastián.

Isso nos permite pensar em soluções que proporcionem múltiplos benefícios funcionais ao mesmo tempo, combinando ingredientes e sabores, tradicionais e exóticos. E o chá com infusão botânica é listado como uma das bebidas favoritas. Na China, por exemplo, as novas gerações estão reinventando o chá e já é possível ver opções no mercado que proporcionam novas experiências, que reúnem diferentes ingredientes e benefícios. Essa tendência não vai demorar muito para chegar por aqui. Aliás, já encontramos locais exclusivos para chás e cardápios especiais em restaurantes e bares da região.

À medida que as pessoas buscam minimizar o risco de contágio, proteger a si mesmas e as suas famílias e aumentar o consumo de super alimentos e ingredientes que lhes proporcionam vários benefícios, as ofertas de chás prontos para beber têm um enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Sabores naturais, clean label e todo o poder dos ingredientes botânicos: essa parece ser a fórmula não só para satisfazer os consumidores atuais, mas também para alcançar novas oportunidades  de mercado.

*Por propriedade funcional entende-se aquela relacionada ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou componente bioativo desempenha no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

** Este documento tem como objetivo promover ingredientes para os fabricantes de alimentos e bebidas e não é para comunicação com os consumidores finais. Esses produtos não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. As informações fornecidas e seus usos devem ser verificados com a agência reguladora responsável no país.