Destaques

BioNootkatone: como reinventar o sabor clássico das frutas cítricas

Em um mundo onde a demanda por sabores cítricos está aumentando ao mesmo tempo em que sua biodisponibilidade está cada vez mais comprometida, encontrar fontes alternativas que forneçam o mesmo sabor torna-se uma prioridade.

Eles são um dos sabores favoritos dos consumidores de todo o mundo. Presentes desde o café da manhã, em um suco natural, até um delicioso jantar, as frutas cítricas fazem parte da vida diária de milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. Porém hoje sua biodisponibilidade está em perigo, e cuidar das fontes de abastecimento se tornou mais importante do que nunca.

Tanto o aumento populacional quanto a crescente busca por produtos frescos e naturais são alguns dos fatores que levaram ao forte aumento da demanda por frutas cítricas nos últimos trinta anos. Essa tendência foi intensificada após a pandemia do Covid-19, que levou os consumidores a se interessarem mais pela alimentação consciente e pelo consumo de produtos funcionais que proporcionem benefícios ao seu bem-estar geral. 

Entretanto, o outro lado dessa expansão é o desafio da volatilidade. Eventos climáticos, doenças como o greening (que afeta a qualidade das frutas cítricas), e eventuais colheitas ruins ou escassas dificultam cada vez mais o desenvolvimento sustentável dessas frutas populares e de sabor versátil.

73% dos consumidores mudariam seus hábitos de compra para reduzir o impacto no meio ambiente, e 41% estão dispostos a pagar mais por produtos totalmente naturais e orgânicos.”

A NATURAL RISE IN SUSTAINABILITY AROUND THE WORLD”, NIELSENIQ, 2019.

Diante desta realidade, encontrar fontes alternativas sustentáveis que proporcionem o mesmo sabor que os cítricos tornou-se uma prioridade. O ingrediente-chave aqui é a nootkatona: um composto orgânico natural que é crucial para replicar a experiência sensorial que as frutas cítricas proporcionam em alimentos e bebidas. É assim que, de mãos dadas com novos desenvolvimentos tecnológicos, a resposta parece estar em encontrar formas sustentáveis de se obter a nootkatona, mas sem a necessidade de usar frutas cítricas naturais.

BioNootkatone: o novo ingrediente cítrico sustentável, de rótulo limpo e ótimo sabor

Imagine a possibilidade de desfrutar do sabor icônico da nootkatona porém sem depender da laranja o do pomelo como matéria-prima. Foi com esta ambição que a Givaudan, em parceria com a Manu Bio, desenvolveu o BioNootkatone: um ingrediente inovador que responde à demanda do mercado por um sabor cítrico sustentável, natural e limpo, sem o custo e a volatilidade das ofertas tradicionais de extratos cítricos.   

Utilizando tecnologia de ponta, essa molécula é obtida através da fermentação direta do açúcar, um material com baixa emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa), do qual resultam emissões mais baixas durante todo o processo de produção. Isso a torna uma alternativa muito mais sustentável e com menos impacto na mudança climática do que as nootkatonas derivadas das frutas cítricas.

Além disso, o BioNootkatone oferece um sabor cítrico natural e refrescante que pode ser usado em uma grande variedade de alimentos e bebidas, desde refrigerantes e águas saborizadas até bebidas funcionais e isotônicas. Com sabor superior, qualidade consistente e confiável e uma base sustentável, essa tecnologia oferece notas amadeiradas, cítricas e azedas, sem nenhuma das notas de sabor desagradáveis frequentemente encontradas em outras nootkatonas atualmente disponíveis no mercado.

BioNootkatone apresenta assim uma oportunidade única para, por um lado, atender a demanda por produtos frescos e não processados e, por outro, assegurar um abastecimento sustentável de frutas cítricas em todo o mundo.

O que você está esperando para desenvolver propostas que ofereçam todo o sabor e frescor das frutas cítricas de maneira sustentável? O desafio está lançado.