As infusões funcionais são ajustadas à demanda de saúde, busca de bem-estar e hidratação dos consumidores. Nesse sentido, trata-se de um dos segmentos que mais crescerá nos próximos anos.
O contexto permanece incerto este ano, pois a pandemia continua a remodelar a forma como nós trabalhamos, nos educamos e compramos. Mas uma coisa é certa: para os consumidores, seu bem-estar físico, emocional e mental é uma prioridade e essa tendência se aprofundará ainda mais nos próximos anos à medida que as mudanças tecnológicas se aceleram e a vida moderna se torna mais complexa.
Isso abre novas perspectivas sobre alimentação saudável e representa uma oportunidade para as empresas de alimentos e bebidas: desenvolver produtos que atendam à necessidade de se sentir bem, vivenciada por pessoas ao redor do mundo.
E desta forma, os ingredientes de origem natural, que têm a capacidade de proporcionar um benefício funcional, posicionam-se como os preferidos. Especificamente, a categoria “bebidas” tem muito potencial para inovar de forma alinhada a essa demanda. De mãos dadas com os ingredientes funcionais, espera-se um crescimento significativo no mercado de bebidas à base de infusão, que combinam sabor, funcionalidade e hidratação.
O que torna as infusões com ingredientes funcionais tão atuais? São opções leves, refrescantes, autênticas e com todo o poder dos extratos botânicos naturais. Sua rápida absorção permite que se comece a sentir imediatamente o bem-estar que eles causam.
3 segredos para infusões funcionais:
Quando falamos em infusões, nos referimos ao concentrado obtido da maceração de uma matéria-prima natural em água. Hoje no mercado encontramos infusões em vários formatos: desde um suco de laranja com camomila ou uma bebida pela infusão do chá verde.
“Nossas pesquisas mostram que as pessoas estão muito abertas a experimentar novas bebidas. Nesse sentido, vemos uma grande oportunidade no mercado de bebidas com infusões: é uma forma econômica de descobrir uma experiência agradável, sendo que, por exemplo, os consumidores estão dispostos a comprar um novo chá pronto para beber com um sabor que nunca experimentaram antes, e isso tem gerado muita criatividade no setor de bebidas”, diz Sebastián Silva, Latam Consumer Insights Manager da Givaudan.
No mundo pós-pandemia, cientes dos riscos, os consumidores buscarão transparência em produtos clean label e ingredientes aromáticos de origem sustentável. Além disso, eles irão em busca de ingredientes botânicos funcionais e ingredientes orgânicos, que proporcionem tanto sabor quanto proteção para a saúde. Finalmente, a tendência de “bem-estar holístico”, que aborda os aspectos físicos, mentais e emocionais do bem-estar, terá um impacto mais profundo sobre os consumidores que desejam um estilo de vida saudável. Assim, as infusões funcionais baseadas em botânicos naturais surgem como uma opção ideal, que crescerá no mercado nos próximos anos. Para que eles se tornem o sucesso esperado, é importante encontrar o perfil de sabor certo, que permita aos consumidores identificar o ingrediente principal; saber equilibrar a quantidade justa do extrato usado e que este tenha o componente ativo que forneça o benefício funcional que seus consumidores estão esperando. Você está pronto para seguir essa tendência?
*Por propriedade funcional entende-se aquela relacionada ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou componente bioativo desempenha no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.
**Este documento tem como objetivo promover ingredientes para os fabricantes de alimentos e bebidas e não é para comunicação com os consumidores finais. Esses produtos não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. As informações fornecidas e seus usos devem ser verificados com a agência reguladora responsável no país.