Inovação e Tendências

As hard seltzers apresentam oportunidades interessantes de se diferenciar por meio da inovação

Disruptivas e em constante expansão. As hard seltzers são a última tendência em bebidas alcoólicas com sabores refrescantes e baixa caloria. Nesta entrevista, Nicolás Cavanzo, gerente de Produtos para a América Latina da Givaudan, aprofunda as características deste segmento, o papel do sabor e as perspectivas futuras.

As hard seltzer estão em rápido crescimento em todo o mundo e, portanto, são apresentadas como uma das categorias mais promissoras de bebidas alcoólicas nos últimos anos. Sem conservantes ou sabores artificiais, os ingredientes que as compõem são naturais e claramente reconhecíveis por seus consumidores. Prontas para consumo, sua leve carbonatação oferece uma experiência refrescante ao consumidor, ávido por novidades. Descubra como estão se desenvolvendo no mercado e quais são as projeções desse segmento na região, com a ajuda de Nicolás Cavanzo, gerente regional de Produtos para a América Latina da Givaudan.


Qual é a origem das hard seltzers?

Esta categoria nasceu como resposta a uma necessidade latente do mercado que não estava sendo satisfeita nem com bebidas alcoólicas aromatizadas nem com cerveja. Trata-se de um segmento de bebidas alcoólicas prontas para beber, com baixas calorias. Hoje, os consumidores estão mais preocupados do que nunca em manter uma ingestão calórica adequada e, na categoria de bebidas alcoólicas, esse problema ainda precisava ser tratado de forma inovadora. As primeiras evidências que encontramos no mercado são as bebidas produzidas a partir da fermentação do açúcar ou álcool neutro e da adição de sabores naturais e frutados.

Como está o mercado atual das hard seltzers?

Em nível global, as hard seltzers são uma categoria relativamente nova porque, embora estejam no mercado desde o final dos anos 2000, a real explosão ocorreu há cerca de 3 anos nos Estados Unidos, onde o crescimento é sustentável e já é representado por crescimento em três dígitos. Na verdade, o “boom” foi tão forte que hoje já existem algumas marcas de hard seltzer que superam, em vendas, algumas marcas de cerveja líderes.

 E na América Latina? 

Nossa região não ficará imune a essa forte tendência; já estamos vendo que os principais players estão lançando este tipo de produto em alguns dos maiores mercados do continente. As hard seltzers não são uma tendência passageira: vieram para ficar. 

Como a tendência continuará no futuro?

Sem dúvida, no futuro, os extratos, sabores orgânicos e corantes naturais terão um protagonismo cada vez maior na obtenção de diferenciações de marca. Além disso, a origem do álcool vai se regionalizar para destilados e bases alcóolicas mais reconhecidos pelos consumidores locais. E levando em consideração a relevância para o consumidor de hard seltzer, o caminho será traçado do “clean label” ao “clear label”, de forma que o consumidor reconhecerá todos os ingredientes contidos no rótulo. O uso de tecnologias para melhorar a percepção de dulçor, por exemplo, como o TasteSolutions Sweet, da Givaudan, conseguirá atender ao paladar dos consumidores latino-americanos sem adicionar calorias.

A simplicidade do conceito permite uma flexibilidade que se alia a um grande número de momentos de consumo.

Que perspectivas de crescimento esta categoria apresenta?

Enormes! Atualmente, o mercado global de hard seltzer está estimado em US$4,4 bilhões e espera-se um crescimento composto (CAGR) de 16,2% até 2027. Esses são números de penetração raramente vistos no setor para uma categoria nova. Embora atualmente 70% do mercado global de hard seltzer estejam concentrados nos Estados Unidos, a América Latina já está aderindo a essa tendência.

Quais são as ocasiões de consumo predominantes das hard seltzers?

Os momentos de consumo das hard seltzers estão competindo diretamente com os de consumo de cervejas e bebidas alcoólicas gaseificadas entre os millennials e late centennials. A simplicidade do conceito (baixo teor de açúcares e calorias, grande variedade de sabores, e alinhamento às tendências globais de naturalidade, saúde e bem-estar) permite uma flexibilidade que se alia a um grande número de momentos de consumo.

Qual é o papel do sabor?

As hard seltzers são bebidas com tão poucos elementos que o sabor é determinante. O sabor deve ser refrescante e de perfil muito natural. Não há espaço aqui para sabores, enjoativos ou “fantasia”. O consumidor quer sentir como se ele mesmo tivesse adicionado a fruta natural à sua bebida.

Por fim, quais as possibilidades de inovação desta categoria?

À medida que os consumidores vão conhecendo mais esta categoria, eles começam a exigir mais. Por isso, existem oportunidades interessantes de diferenciação por meio da inovação. O futuro está cheio de possibilidades:

1. O uso de extratos vai crescer, permitindo aos consumidores desfrutar de uma hard seltzer, cujo sabor é derivado diretamente da fruta (que também aparecerá no rótulo).

2. Os sabores orgânicos serão uma forma interessante de gerar um maior alinhamento com a Saúde e o Bem-Estar.

3. Haverá um crescimento de hard seltzers com diferentes bases alcóolicas.

4. O uso de cores naturais gerará oportunidades de diferenciação que o consumidor reconhecerá de maneira favorável.

5. E os conservantes naturais terão um papel importante para reforçar o conceito “clean label”.

Em última análise, qualquer inovação que traga percepção de naturalidade e reduza qualquer menção à artificialidade será interessante para o consumidor se refletirá em vendas.

Quer saber mais sobre hard seltzer? Encontre mais conteúdo aqui.