Os produtos lácteos alternativos estão redefinindo o mercado de proteínas. Com o foco dos consumidores em sua saúde e bem-estar, as opções à base de plantas passaram do nicho para o mainstream. Quais aspectos devem ser considerados na escolha dos ingredientes e na elaboração da receita.
2020 foi um divisor no segmento de produtos lácteos alternativos: de uma tendência emergente, tornou-se um verdadeiro “boom”. Isso porque, entre outros fatores, houve o impacto da pandemia no comportamento do consumidor e nos hábitos de compra.
O surto de COVID-19 levou as pessoas a colocarem a saúde no centro de suas preocupações e incorporarem em suas dietas, ingredientes para aumentar a imunidade. E, para muitos consumidores, os alimentos vegetais são o aliado nutricional perfeito para atingir esse objetivo, pois são percebidos como uma opção mais saudável. De acordo com Karen Formanski, Analista de Saúde e Nutrição da Mintel, 39% dos consumidores escolhem leites vegetais porque os acham mais saudáveis do que o leite de vaca.
Porém, a revolução dos produtos lácteos alternativos é multidimensional e, em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores exigentes, vários fatores devem ser levados em consideração no planejamento da oferta de produtos vegetais.
Trazemos a você 6 informações a serem consideradas na escolha dos ingredientes e na elaboração da receita:
Aspecto sensorial
Mais de 83% dos consumidores globais afirmam que o sabor de um alimento ou bebida é o que mais têm influência em seus hábitos de compra. Portanto, antes de lançar seu produto vegetal, é importante que você se pergunte: Tem sabor autentico e sem residuais indesejáveis? Tem notas amargas e metálicas? A textura também é fundamental. Estudos da FMCG Gurus mostraram que um em cada cinco consumidores de produtos de origem vegetal percebe o sabor suave, a cremosidade e a cor do que pretende comer.
Meio ambiente
De acordo com uma pesquisa da Kearney, 40% dos entrevistados indicaram que, como resultado da pandemia, eles estavam mais preocupados com os problemas ambientais e que 11% dos consumidores ao redor do mundo já mudaram suas compras para opções mais sustentáveis nos últimos 12 meses. Ao desenvolver um produto à base de plantas, considere o impacto da fonte vegetal no solo, gases de efeito estufa e recursos hídricos. Além disso, veja se é um ingrediente que cresce em grandes áreas ou está vinculado a uma região específica. Por fim, as consequências no transporte dessa matéria-prima.
Propriedades nutritivas
Você sabia que quase 40% dos consumidores em todo o mundo estão interessados no teor proteico dos alimentos e bebidas que escolhem? Sua contribuição nutricional para o bom funcionamento do corpo é o que os move. Agora, a quantidade de proteína em leites alternativos é menor do que nos produtos lácteos tradicionais. Por isso, pense em como enriquecer o perfil nutricional do seu produto com proteínas, vitaminas e minerais para que combinem bem com a sua matéria-prima básica. Considere também a facilidade de digestão e possíveis alérgenos para elaborar produtos para determinados grupos de consumidores.
Funcionalidade
O desempenho e a funcionalidade da fonte vegetal escolhida para a elaboração do produto são fundamentais. Sua solubilidade e emulsificação, entre outras, são características essenciais a levar em consideração.
Abastecimento
Estas são algumas perguntas que podem ajudá-lo a avaliar a fonte escolhida:
● O suprimento do vegetal escolhido é abundante ou limitado?
● A cadeia de suprimentos está bem estabelecida?
● Trata-se de uma planta perene ou sazonal?
Preço
Alternativas como leite de aveia ou leite de amêndoas podem ser mais caras de produzir do que outras, como o leite de soja ou de arroz. Levar em consideração o fator econômico é fundamental na hora de decidir o que e como produzir. Lembre-se que a chave do sucesso é a oferta completa de um alimento gostoso, nutritivo, sem residual de sabores indesejados, com alta funcionalidade, pegada sustentável, porém acessível ao consumidor.
Quer saber quais são as expectativas dos consumidores em relação aos produtos lácteos à base de plantas? Recomendamos esta nota.